terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Teoria nunca é demais

Tríades/Tétrades e suas inversões Bom... Primeiramente vamos definir acorde: É uma harmonia composta de 2 ou mais sons em alturas diferentes. As tríades são acordes de 3 notas. Em outras palavras... São formados por superposições de terças. Os graus fundamentais da formação das tríades são: IJ-IIIM- VJ Vamos pegar o exemplo de Dó: Dó Mi Sol IJ IIIM VJ Se fosse o acorde de ré seria: Ré - Fá# - Lá Ij IIIM IJ O que eu fiz? Calculei a terça maior do I grau e a terça menor do III grau. Ou seja, um acorde maior é formado por 3M + 3m. Preste atenção... a terça define se o acorde é menor ou maior. Se eu fizer a terça do Dó ficar menor a fórmula vai ser essa: Dó Mib Sol I - IIIm - V As tétrades são acordes formados mais de 3 notas. Como formá-las? Adicione mais uma terça a uma tríade. Fórmula: I - III - V - VII Isso seria um acorde maior com sétima. Maior porque a terça ta maior, e ela define se o acorde é maior ou menor. Sétima Porque adicionamos mais uma terça. Que veio a ser o VII grau da escala. Se fosse um dó: Dó Mi Sol Si I III V VII Para deixá-la menor é só colocar um bemol na terça. Acorde Suspenso É quando você substitui a terça de um acorde por uma quarta justa. Acordes com notas de tensão Nós podemos sobrepor mais terças nas tétrades. Vão cair sempre números ímpares. A partir do VIII da escala as notas de repetem. Se eu quisesse fazer um acorde com nona eu poderia adicioná-lo na tríade ou na tétrade, geralmente adicionamos na tétrade. Se for adicionado na tríade vai ser notado como acorde Xadd9 se for na tétrade apenas X9 ou X7/9. Acordes Diminutos Formação tríade: I - IIIb - Vb Formação tétrade: I - IIIb - Vb - 7bb Acordes Aumentados Formação: I - III - V# Tétrade: I - III - V# - VIIM Acordes de Sétima da Dominante Formação: I III V VIIb A característica marcante dos acordes de sétima da dominante é o trítono(intervalo de 3 tons) entre a terça maior e a sétima menor do acorde. É o trítono que caracteriza a sensação de "preparo" para outro acorde. Deixa o acorde instável, querendo se deslocar. Este acorde chama-se "sétima da dominante" porque é construído diatônicamente sobre o V grau da escala maior que representa a função dominante.

Um comentário:

  1. Clayton eu já sei formar acordes maiores, menores e com setema. Agora preciso endender mais sobre campo harmonico dos Tons. Você pode me ajudar?

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